Por Tatiana Sant’Anna

“Efeito do trabalho ou da ação; trabalho manual; ação moral”, esses são os significados da palavra obra, segundo o dicionário Aurélio. Porém, a palavra obra teve um significado muito mais amplo para os alunos do projeto, que poderia ser reduzido em apenas um vocábulo: emoção.
“Obra é uma coisa que faz parte de todos”, diz a assistente de oficineira, Andréia, que iniciou a oficina de um modo diferente e criativo: usando a música. Do funk ao forró, das cirandas ao pagode, os alunos cantaram músicas de diversos estilos e se divertiram bastante, ao som do lápis, caderno e caneta utilizados nas suas anotações sobre a oficina. O objetivo era produzir som com os objetos que cada um tinha em mãos. “Nós somos os produtores de som”, completa Andréia. Mas não só de som foi a oficina, mas sim, de muita emoção.
Tristeza e alegria andaram juntas na semana onde a “obra” foi a estrela principal. E o que não faltou foi história para contar: “A única obra que teve na minha casa até hoje é capinar o morro”, diz a divertida Sueli Silva, de 20 anos. Já para a jovem Danielle Adler, 19 anos, “obra” tem um significado diferente: “Minha casa nunca foi reformada, só pintada. Fico triste, pois não temos dinheiro para consertar minha casa.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário